Programa Imagine.Create.Succeed
Desde 2014 o programa “Imagine. Create. Succeed.” leva os alunos e professores a compreenderem que a criação e a inovação são processos globais que envolvem experiências, saberes, sonhos, atitudes e valores. Engloba um conjunto de temáticas, nomeadamente, cidadania e participação, inovação e criatividade, tecnologia e comunicação, cultura e património, território e sustentabilidade, empreendedorismo e empregabilidade.
Destinado aos alunos desde o 1º Ciclo ao Ensino Secundário/Profissional, vem reforçar o potencial empreendedor dos jovens da Região de Coimbra, através de iniciativas em rede, com elevada amplitude e transversalidade sectorial (alinhada com as características do tecido económico, social e associativo da região), que garantam os necessários suportes à dinamização e apoio ao empreendedorismo local.
O projeto está dividido em 4 subprogramas educativos, adaptados a cada nível de ensino:
Destinado aos alunos desde o 1º Ciclo ao Ensino Secundário/Profissional, vem reforçar o potencial empreendedor dos jovens da Região de Coimbra, através de iniciativas em rede, com elevada amplitude e transversalidade sectorial (alinhada com as características do tecido económico, social e associativo da região), que garantam os necessários suportes à dinamização e apoio ao empreendedorismo local.
O projeto está dividido em 4 subprogramas educativos, adaptados a cada nível de ensino:
Programa Pré Escolar
UMA AVENTURA NA CIDADE DO FUTURO
UMA AVENTURA NA CIDADE DO FUTURO
Este projeto visa a promoção e o desenvolvimento de competências pessoais e sociais da criança, com particular enfoque naquelas que são típicas de um perfil empreendedor.
O programa terá como principal objetivo construir uma cidade do futuro com blocos de construção tipo lego, que integram profissões, animais e blocos gerais, que fazem com que a criança idealize como vê a sua cidade/vila daqui a alguns anos.
OBJETIVOS DO PROGRAMA EDUCATIVO:
● Desenvolver a autonomia, a autoestima e o bem-estar
● Promover o desenvolvimento global da criança (motor, cognitivo, social)
● Estimular a imaginação e a criatividade favorecendo a expressividade e a construção de novas realidades
● Tornar a criança desinibida e capaz de exprimir as suas preferências
● Desenvolver o sentido de responsabilidade
● Estimular a expressão plástica, dramática e narrativa
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER:
● Criatividade
● Expressividade
● Imaginação
● Trabalho em equipa
● Comunicação
● Autoestima
● Autonomia
● Resolução de problemas
O programa terá como principal objetivo construir uma cidade do futuro com blocos de construção tipo lego, que integram profissões, animais e blocos gerais, que fazem com que a criança idealize como vê a sua cidade/vila daqui a alguns anos.
OBJETIVOS DO PROGRAMA EDUCATIVO:
● Desenvolver a autonomia, a autoestima e o bem-estar
● Promover o desenvolvimento global da criança (motor, cognitivo, social)
● Estimular a imaginação e a criatividade favorecendo a expressividade e a construção de novas realidades
● Tornar a criança desinibida e capaz de exprimir as suas preferências
● Desenvolver o sentido de responsabilidade
● Estimular a expressão plástica, dramática e narrativa
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER:
● Criatividade
● Expressividade
● Imaginação
● Trabalho em equipa
● Comunicação
● Autoestima
● Autonomia
● Resolução de problemas
Programa 1º Ciclo de Ensino Básico
A AVENTURA DA INÊS E DO TOMÁS
A AVENTURA DA INÊS E DO TOMÁS
Este programa leva os alunos e professores do 1º ciclo a conhecer ativamente a Região de Coimbra.
A participação no programa está organizada por níveis de ensino e pretende sensibilizar e preparar os alunos e os professores para terem um papel dinâmico, com opiniões próprias e autonomia na geração de ideias que permitam construir um mundo inovador, criativo, sustentável e humano.
O programa tem duas personagens centrais, a Inês e o Tomás, e em conjunto todos vão viver grandes aventuras.
1º Ano | Inês e Tomás viram Picasso ou Miguel Ângelo (Michelangelo)
Criação de uma pintura e ou escultura de um monumento único da região de Coimbra.
2º Ano | Inês e Tomás constroem um e-book
Criação de um e-book de uma das aventuras do Tomás e da Inês.
3º Ano | Inês e Tomás fazem um novo amigo
Através do recurso à robótica e ao robot mind designer potenciam um infindável número de competências.
4º Ano | Inês e Tomás fazem uma curta-metragem
Criação de um filme que tem por base a criação de uma história criativa, inovadora e acima de tudo muito empreendedora.
A participação no programa está organizada por níveis de ensino e pretende sensibilizar e preparar os alunos e os professores para terem um papel dinâmico, com opiniões próprias e autonomia na geração de ideias que permitam construir um mundo inovador, criativo, sustentável e humano.
O programa tem duas personagens centrais, a Inês e o Tomás, e em conjunto todos vão viver grandes aventuras.
1º Ano | Inês e Tomás viram Picasso ou Miguel Ângelo (Michelangelo)
Criação de uma pintura e ou escultura de um monumento único da região de Coimbra.
2º Ano | Inês e Tomás constroem um e-book
Criação de um e-book de uma das aventuras do Tomás e da Inês.
3º Ano | Inês e Tomás fazem um novo amigo
Através do recurso à robótica e ao robot mind designer potenciam um infindável número de competências.
4º Ano | Inês e Tomás fazem uma curta-metragem
Criação de um filme que tem por base a criação de uma história criativa, inovadora e acima de tudo muito empreendedora.
Programa 2º Ciclo de Ensino Básico
ARTES E OFÍCIOS
ARTES E OFÍCIOS
Este programa leva os alunos e professores a conhecer as artes e ofícios da Região de Coimbra. Está organizado com atividades que preparam os alunos e os professores para explorar artes e ofícios regionais, através de novos modelos de negócio para os produtos endógenos, que aumentam a sua vantagem competitiva e criam oportunidades de negócio.
Desta forma, o programa tem como objetivo desenvolver as seguintes tarefas:
● Recolher dados sobre as diferentes áreas e ofícios da Região de Coimbra, especialmente no seu município;
● Escolher uma área e/ou ofício a ser trabalhada por todos;
● Perceber quais deverão ser as competências de um(a) profissional nessa área;
● Analisar a evolução dessa área e ofício ao longo dos tempos;
● Explorar as diferentes profissões que deverão trabalhar de forma articulada com essa área e/ou ofício;
● Enunciar um conjunto de ideias que tornarão essa arte e/ou ofício mais criativa e inovadora no seu modo de execução;
● Realizar uma conversa com um convidado selecionado por estar relacionado com a arte/ofício a ser trabalhado pela turma.
Desta forma, o programa tem como objetivo desenvolver as seguintes tarefas:
● Recolher dados sobre as diferentes áreas e ofícios da Região de Coimbra, especialmente no seu município;
● Escolher uma área e/ou ofício a ser trabalhada por todos;
● Perceber quais deverão ser as competências de um(a) profissional nessa área;
● Analisar a evolução dessa área e ofício ao longo dos tempos;
● Explorar as diferentes profissões que deverão trabalhar de forma articulada com essa área e/ou ofício;
● Enunciar um conjunto de ideias que tornarão essa arte e/ou ofício mais criativa e inovadora no seu modo de execução;
● Realizar uma conversa com um convidado selecionado por estar relacionado com a arte/ofício a ser trabalhado pela turma.
Programa 3º Ciclo de Ensino Básico
EMPRESAS ESCOLARES
EMPRESAS ESCOLARES
Este programa, tem como principal objetivo sensibilizar e preparar os alunos e os professores para a realidade empresarial, levando-os a viver os desafios de criar uma empresa e apresentá-la no mercado, através da sua apresentação numa Expo Empresas. Assim, será mostrado o processo de criação e implementação de uma empresa.
Os alunos do 3º Ciclo, são desafiados a desenvolver um conjunto de tarefas, que os levam a estruturar a sua empresa:
● Definir quais as estratégias de trabalho;
● Dividir funções e responsabilidades entre toda a turma;
● Desenvolver produtos ou serviços;
● Realizar diferentes iniciativas para promover os seus produtos/ serviços;
● Estabelecer parcerias tendo em conta a comunidade local/escolar;
● Divulgar o projeto junto de toda a comunidade;
● Colocar o produto/serviço no mercado;
● Preparar a apresentação da empresa para o evento intermunicipal;
● Realizar uma conversa com um convidado selecionado por estar relacionado com a arte/ofício a ser trabalhado pela turma.
Os alunos do 3º Ciclo, são desafiados a desenvolver um conjunto de tarefas, que os levam a estruturar a sua empresa:
● Definir quais as estratégias de trabalho;
● Dividir funções e responsabilidades entre toda a turma;
● Desenvolver produtos ou serviços;
● Realizar diferentes iniciativas para promover os seus produtos/ serviços;
● Estabelecer parcerias tendo em conta a comunidade local/escolar;
● Divulgar o projeto junto de toda a comunidade;
● Colocar o produto/serviço no mercado;
● Preparar a apresentação da empresa para o evento intermunicipal;
● Realizar uma conversa com um convidado selecionado por estar relacionado com a arte/ofício a ser trabalhado pela turma.
Programa Ensino Secundário/Profissional
CRIA O TEU FUTURO
CRIA O TEU FUTURO
Destinado aos alunos e professores do ensino secundário e/ou profissional, pretende dar a conhecer o processo de criação e implementação de uma empresa.
O programa desafia as escolas a constituírem grupos de 3 alunos que, com ajuda dos professores e consultores especializados, geram um conceito de ideia de negócio, inovadora, sustentável e com impacto na Região de Coimbra.
Ao longo do ano letivo, os alunos e professores são desafiados a desenvolver um conjunto de tarefas até chegarem ao resultado final:
● Dividir as turmas em grupos até 3 elementos que devem realizar algumas tarefas;
● Identificar potencialidades e recursos dos seus territórios;
● Detetar algum problema/necessidade no mercado;
● Gerar uma ideia de negócio inovadora;
● Desenvolver a apresentação da ideia de negócio;
● Preparar um pitch para ser apresentado no evento municipal;
● Preparar a apresentação da ideia de negócio para o evento intermunicipal.
O programa desafia as escolas a constituírem grupos de 3 alunos que, com ajuda dos professores e consultores especializados, geram um conceito de ideia de negócio, inovadora, sustentável e com impacto na Região de Coimbra.
Ao longo do ano letivo, os alunos e professores são desafiados a desenvolver um conjunto de tarefas até chegarem ao resultado final:
● Dividir as turmas em grupos até 3 elementos que devem realizar algumas tarefas;
● Identificar potencialidades e recursos dos seus territórios;
● Detetar algum problema/necessidade no mercado;
● Gerar uma ideia de negócio inovadora;
● Desenvolver a apresentação da ideia de negócio;
● Preparar um pitch para ser apresentado no evento municipal;
● Preparar a apresentação da ideia de negócio para o evento intermunicipal.
PROGRAMA EMBAIXADORES
O Programa de Embaixadores do Imagine. Create. Succeed. é para quem está disponível para construir o futuro, se levanta de manhã com vontade de ficar a sonhar com projetos futuristas, fala com entusiasmo porque acredita mesmo no que diz e é prudente e inteligente a construir o mundo!
PROFESSORES EMBAIXADORES
É alguém com reconhecimento social pela comunidade educativa, em particular professores, funcionários, alunos e encarregados de educação.
ALUNOS EMBAIXADORES
É reconhecido pela comunidade educativa, em particular por alunos e professores, como uma referência, tanto pela sua dinâmica, como pela sua competência.
PROFESSORES EMBAIXADORES
É alguém com reconhecimento social pela comunidade educativa, em particular professores, funcionários, alunos e encarregados de educação.
ALUNOS EMBAIXADORES
É reconhecido pela comunidade educativa, em particular por alunos e professores, como uma referência, tanto pela sua dinâmica, como pela sua competência.
FORMAÇÃO PARA PROFESSORES
O Imagine. Create. Succeed. disponibiliza aos professores uma formação certificada e dinamizada em articulação com os Centro de Formação de Associação de Escolas (CFAE) do território da Região de Coimbra, que decorre num ambiente de análise e reflexão sobre educação, criatividade e inovação.
Esta formação certificada, permite aos professores o desenvolvimento teórico e prático da metodologia Learning by doing; partilha e debate de boas práticas relativas à implementação das atividades do programa; desenvolvimento de conceitos e didáticas relativas aos programas de cada ciclo de ensino.
Esta formação certificada, permite aos professores o desenvolvimento teórico e prático da metodologia Learning by doing; partilha e debate de boas práticas relativas à implementação das atividades do programa; desenvolvimento de conceitos e didáticas relativas aos programas de cada ciclo de ensino.
RESULTADOS:
69
Nº de escolas
175
Nº de Professores
199
Nº de turmas
3238