Laboratórios de aprendizagem nas Escolas e Workshops de Ciência na Comunidade
Dinamizamos ações que promovem o conhecimento científico, tecnológico, cultural, artístico e empreendedor dos alunos, como forma de promover a aprendizagem ativa e experimental dos conteúdos curriculares, promovendo desta forma o sucesso escolar dos alunos através de:
● Workshops experimentais;
● Fazer para Saber!
● Palestras Científicas.
Este programa engloba a ação “Fazer para saber: uma visão transdisciplinar do conhecimento” que aposta num conjunto de propostas de 10 atividades dirigidas às turmas do Ensino Básico, fazendo o devido cruzamento com o plano de estudos de cada ciclo de escolaridade.
● Workshops experimentais;
● Fazer para Saber!
● Palestras Científicas.
Este programa engloba a ação “Fazer para saber: uma visão transdisciplinar do conhecimento” que aposta num conjunto de propostas de 10 atividades dirigidas às turmas do Ensino Básico, fazendo o devido cruzamento com o plano de estudos de cada ciclo de escolaridade.
Conhecer o chão que pisamos
Esta atividade tem como objetivo reconhecer a importância das rochas e minerais como materiais terrestres fundamentais, partindo do conhecimento das principais rochas, e seus minerais constituintes, da Região de Coimbra. Valorizar os recursos endógenos de origem mineral e as suas aplicações constitui assim também um dos objetivos centrais.
Se respiras, estás vivo!
Compreender a importância da atmosfera e do ar, não só para os seres vivos, nomeadamente através da respiração, mas também na compreensão de outros fenómenos naturais e do quotidiano, fazem parte dos objetivos a realizar nesta ação.
O que nos ensinou Pitágoras?
Tendo como base a narrativa acerca de Pitágoras e da sua obra, pretende-se que os alunos explorem e resolvam problemas aplicados a situações reais, nomeadamente à geografia, e também explorados em contexto lúdico (jogo físico) que envolvam noções relacionadas com geometria (teorema de Pitágoras, paralelismo, perpendicularidade, ângulos, triângulos, áreas).
Viagens… a tua posição no Mundo!
Pretende-se com esta atividade explorar situações concretas associadas a viagens, navegação e orientação para constatação da nossa posição no mundo, recorrendo a jogos e simulações bem como a instrumentos e representações reais da superfície terrestre. Os alunos poderão assim constatar a importância da ciência e da tecnologia neste domínio.
A diversidade à nossa volta
Constatar e valorizar a diversidade vegetal e animal, sobretudo a partir do conhecimento dessa biodiversidade nos territórios onde se situam as escolas e em toda a Região de Coimbra. O conhecimento e a exploração de aspetos relacionadas com a biodiversidade local, permitirá aos alunos a compreensão da sua importância e da valorização dos recursos naturais endógenos.
Robótica
A realização de ações e experiências sistemáticas, deverá desenvolver no aluno a compreensão do objeto técnico, da tecnologia e dos processos de construção e fabrico.
Cada animal no seu traje
O objetivo desta atividade passa por compreender a diversidade dos seres vivos relacionando as suas características com as respetivas interações com os meios.
Estruturas de movimento
Esta ação tem como objetivo identificar o papel da tecnologia e do objeto técnico, enquanto processo tecnológico. Visa, de igual forma, promover o conhecimento da importância e do impacto do Império Romano, em especial sobre as técnicas de construção utilizadas.
Já viste unicelulares?
Pretende-se que os alunos identifiquem a unidade na diversidade dos seres vivos, tal como os seus níveis de organização hierárquica.
Água
Reconhecer a importância da água para os seres vivos, bem como medidas para a gestão sustentável deste recurso, fazem parte dos objetivos desta atividade.
RESULTADOS:
38
Nº de Workshops realizados
333
Nº de ações - Fazer para Saber
6000
Nº de alunos - Fazer para Saber
Áreas de workshops: Água, Ciência do dia a dia, Ensino Experimental das Ciências, Bichos de Pata Articulada, Alimentação saudável, Suporte Básico de Vida (SBV) Pediátrico, Astronomia - O nosso bairro no cosmos, Espécies Invasoras, Agricultura/produtos endógenos/valorização da terra, Igualdade de Género, Explorar o mundo à minha volta, Espaços e recursos educativos não formais, O Telescópio – Janela para o Universo, Ótica e Som, Pesos e Medidas, As alterações climáticas e as florestas, Corpo humano e hábitos saudáveis.